Fale agora conosco
Digite o código de rastreio e acompanhe o seu pedido:
Atualizando carrinho ...
Seu carrinho está vazio... Ao adicionar produtos ao carrinho eles aparecerão aqui :)
Carrinho de compras
Fale agora conosco
FRETE GRÁTIS NA GRANDE VITÓRIA
10/08/2024

SRAM Red 2025 - Nova geração do grupo top de linha para Gravel

O cenário do gravel vêm crescendo bastante em todo o mundo, no Brasil não é diferente, com as bikes ficando cada vez mais capazes, mais e mais tipos de terrenos tem se aberto para a disciplina.

Pneus maiores, coroas maiores e velocidades médias maiores tem se tornado cada vez mais comuns, em especial no Gravel competitivo, pensando nisso a SRAM atualizou o seu grupo Red para o Gravel com o que há de mais moderno dentro de sua gama de produtos.

Um compilado de inovação como o uso dos manetes de freio apresentados recentemente com o novo Red para a estrada, a uso de uma montagem Full Mount onde o câmbio é montado diretamente ao quadro no lugar da gancheira UDH como na linha T-Type de MTB, a possibilidade de poder reconstruir o câmbio em caso de acidentes sem ter que trocá-lo por completo e as polias Magic Wheel que não travam com detritos e galhos são algumas das inovações.

Mas a mais importante delas é com certeza a inclusão de uma marcha a mais. O Red XPLR agora funciona com coroa única e um cassete de 13 marchas. Basicamente a SRAM achou 3mm de sobra derivados do ganho de espaço com a montagem Full Mount diretamente no quadro e com isso conseguiram encaixar uma marcha a mais para melhorar o escalonamento do cassete que agora vai de 10-46 dentes, gerando 460% de gama de marchas. Além disso, o sistema inteiro ficou mais forte e resiliente, seja a galhos e bombos ou ao terror da companhias aéreas.
 

Câmbio Traseiro

RD-RED-1E-E1

Construído com base na tecnologia Full Mount, o novo câmbio do Red XPLR é exclusivo para quadros que contam com a gancheira UDH. Facilitando a montagem com o câmbio sendo montado diretamente no quadro e ganhando rigidez e durabilidade ao sistema, demandando menor manuntenção e facilitando a substituição de partes do câmbio em caso de acidentes como já vemos no MTB. Outra novidade derivada do MTB é o uso das polias Magic Wheel, com elas a polia de baixo do câmbio (a mais sucetível a detritos, galhos e outros intrusos na transmissão, se torna mais resistente, pois o seu miolo tem um roda que gira independente do cog dentado da polia.

Porém, uma grande diferença entre o Red XPLR e os câmbios de MTB (além do peso) é a velocidade de troca de marchas, com o novo desenho de cassete e a montagem mais precisa do câmbio junto ao quadro da bike a SRAM ficou livre para acelerar a velocidade das trocas de marchas. Agora, diferentemente das transmissões T-Type que priorizam a troca de marchas sob pressão a velocidade das trocas, o Red XPLR é a mais rápido até que sei irmão Red E1 de estrada lançado em maio desse ano.

Esse câmbio foi construído com o gravel em mente e montado para transmissões específicas 1x com 13 marchas. Por ser um câmbio XPLR, esse câmbio conta com o mesmo sistema de embreagem da perna de câmbio dos sistemas de MTB, garantindo excelente retenção de corrente e precisão nas trocas em momentos de sprints e quando se faz força. As baterias continuam sendo as mesmas conhecidas baterias dos demais sistemas AXS.

Cassete XG-1391

CS-XG-1391-E1

O novo cassete desenvolvido especificamente para o novo Red XPLR tem uma gama de 460% e 13 com uma grande evolução no escalonamento, melhorando a manutenção de cadência nos cogs menores ou as trocas na parte alta do cassete em subidas duras. Esse cassete usa as mesmas correntes Flat top já conhecidas das transmissões de estrada e pesa meros 288 gramas.

O escalonamento novo é de 10-11-12-13-15-17-19-21-24—28-32-38-46 dentes.

Pedivela e Medidor de Potência

Como o grupo Red XPLR é um grupo de alta gama e competição, medir a potência da pedala faz muito sentido, então a SRAM usa as tecnologias da sua empresa irmã a Quarq para desenvolver seus pedivelas com medidores de potencia e não foi diferente com o Red XPLR. Novamente, tecnologias adotadas no MTB são empregadas aqui, com o mesmo sistema de montagem com rosca na própria coroa para uma interface mais rígida e precisa, mas também possibilitando o uso de diferentes coroas, uma vez que o grupo é 1x. Estão disponíveis coroas de 38 até 46 dentes com essa montagem. O sistema usa baterias CR2032 com durabilidade de aproximadamente 200 horas e menos 1,5% de variabilidade na precisão medidos ambos os lados independentemente.

O novo pedivela também perdeu peso, foram 29 gramas ao compararmos com a versão anterior. Por mais que ele use exatamente a mesma arquitetura do seu irmão Red E1 para a estrada, a versão XPLR é mais larga no eixo, ou seja, um pedivala wide para compatibilizar com com os quadros que tem sido desenhados para mais e mais espaço para grandes pneus (mais novidades aqui em outros matéria em breve). O uso de pedivelas wide, também gera uma vantagem, com o novo posicionamento do cassete, o novo pedivela usa coroas sem off set para seu funcionamento, otimizando o alinhamento da corrente com o cassete nas marchas mais usadas, as quais você pode conferir quais são no App AXS em seu celular.

O novo pedivela usa movimentos centrais DUB, ou seja o eixo do pedivela tem medida 28.99mm. Disponível em grande variedade de medidas atendendo a novas tendências 160, 165, 167.5, 170, 172.5 e 175mm.

Os trocadores e freios

Os trocadores herdados da versão de estrada haviam recebido um redesenho completo. Com a troca da posição do pistão de freio, a arquitetura da peça mudou como um todo, abrindo espaço para mais potência usando-se menos força e ajustes ergonómicos que facilitaram muito a vida das mulheres e demais pessoas de mãos pequenas.

Os novos trocadores acabam por reduzir a força demandada para freiar em 80% com as mãos em cima (nos hoods) e 33% nos drops.

Os calipers de freio são exatamente os mesmo usados no Red de estrada, assim como os discos, com excelente dissipação de calor, baixo peso e melhor espaçamento das pastilhas perante os discos dado um pequeno recuo a posição dos pistões na arquitetura da peça.

O grupo todo apresenta a possibilidade de uso vários dos seus componentes, seja por alternar montagem com ou sem medidor de potência, reconstruir o câmbio ou mesmo mudar entre diferentes medidas de coras. As polias são exatamente as mesmas dos câmbios T-Type, a montagem onde a bateria é colocada é a mesma do câmbio GX T-Type entre outros componentes e peças que são intercâmbiáveis dentro da linha SRAM.

Com o uso dos APP AXS e dos trocadores do Novo Red é possível uma ampla gama de customização dos botões, seja para uma interação com o Headunit do Hammerhead Karoo ou outros GPS do mercado, ou até mesmo seu canote retrátil Reverb AXS.

Postado por www.pedal.com.br.